Vivendo com Ácido Fítico – Parte V 21/11/2013

Continuação da Parte IV

Quando eu li esta parte do estudo do ácido fítico eu entendi porque algumas pessoas vegetarianas cuja alimentação é baseada em grãos e que não aplicam os cuidados necessários para seu consumo adequado podem apresentar tantos problemas de desnutrição.

Os grãos em seu estado natural são anti-nutritivos!

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Hoje em dia com a conveniência dos enlatados (que, diga-se de passagem, já são contaminados no momento em que são enlatados porque a lata recebe um tratamento químico que é aplicado por dentro e que funciona como um filme entre o alimento e a lata para prevenir corrosão.), pré-cozidos (sem neutralização dos grãos e com alta temperatura que destrói nutrientes) e restaurantes ficou muito fácil preparar uma refeição rápida, mas o preço que se paga a longo prazo não compensa. Recentemente li artigos sobre ex-vegetarianos, mas isso é assunto para um artigo futuro que enfrentaram todo tipo de disfunção metabólica, perda óssea, anemia, problemas de trato intestinal, digestivo devido ao consumo errado de soja, grãos, nozes e sementes e que tiveram que aprender à duras penas o caminho de volta à saúde. Isso é também prova de que feijão na mesa todo dia não é necessariamente receita de fortalecimento, a não ser que o feijão tenha sido deixado de molho por pelo menos 24hrs em água com um pouco de vinagre de maçã vivo, soro de leite, limão ou kombucha e depois enxaguado antes de cozinhar para reduzir os anti-nutrientes dos grãos.

Veja abaixo:


O LIMIAR DO FITATO

Germinação libera vitaminas e faz grãos, feijões e sementes mais digestas.

Ao que parece, uma vez que o nível de fitato foi reduzido, de tal forma que há mais fósforo disponível que fitato no grão, temos passado um ponto crítico e o alimento se torna mais benéfico do que maléfico.  A retenção de fósforo diminui quando o fitato na dieta é de 30-40 % ou mais do total de fósforo. Para uma saúde melhor, fitatos devem ser reduzidos, tanto quanto possível, o ideal é de 25 miligramas ou menos em cada 100 gramas, ou cerca de 0,3% dos alimentos ingeridos que contenham fitato. Neste nível, a perda de micronutrientes é minimizado. (Mais tarde publicaremos uma tabela de níveis de fitato em diversos alimentos)

Arroz e pão branco são alimentos com baixo nível de fitato porque seu farelo e gérmen foram removidos, e é claro, eles também estão desvitalizados de vitaminas e minerais. Mas o baixo teor de fitato dos carboidratos refinados podem explicar por que razão alguém cuja família que come farinha e arroz brancos podem parecer ser relativamente saudáveis e imunes às cáries enquanto que comer pão integral e arroz integral poderia sofrer de cáries, perda óssea e outros problemas de saúde.

FITATOS E GERMINAÇÃO

Produtores caseiros de cerveja sabem que para fazer cerveja, eles precisam germinar os grãos. Deixar de molho e germinar sementes é uma boa ideia, mas isso não elimina completamente o ácido fítico.Uma quantidade significante de ácido fítico permanecerá na maioria dos grãos germinados. Por exemplo, o processo de maltagem reduz o ácido fítico em trigo e cevada em 57%. Maltar ( processo de imersão do grão em água, germinação e secagem ) reduz mais anti-nutrientes do que assar.  Eu outro experimento, maltar também resulta na diminuição de 23.9% do ácido fítico após 72 horas e 45.3% após 96 horas.

Em leguminosas, germinação é a maneira mais eficaz de reduzir ácido fítico, mas este processo não elimina  todo o ácido. Germinar amendoins levou a uma redução de 25% de fitatos. Depois de cinco dias de germinação, o grão-de-bico manteve cerca de 60%  do seu conteúdo de fitato e as lentilhas mantiveram cerca de 50% de seu ácido fítico original. Germinar e ferver ervilha d’angola e “bambara groudnut” reduz 56% do ácido fítico. Germinar feijão preto resultou na redução de 75% do ácido fítico após 5 dias de germinação. A germinação é mais efetiva em altas temperaturas, provavelmente por que o calor estimula uma condição que imita a fermentação. Para  painço pérola , germinação em 33º C por um período mínimo de 48 horas remove 92% do fitato. Em 28º C, mesmo após 60 horas, apenas 50% de ácido fítico foi removido. Temperaturas acima de 30º C parecem ideais para remoção do fitato, pelo menos para o painço.

Germinação libera vitaminas e faz grãos, feijões e sementes mais digestas. Entretanto, é uma pré-fermentação, e não um processo completo para neutralizar o ácido fítico. Consumir regularmente os grãos que são apenas germinados  vai levar à ingestão excessiva de ácido fítico. Grãos germinados também devem ser deixados de molho e cozidos.

 


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
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