Vivendo com Ácido Fítico – Part II 28/10/2013

Continuando a parte I , veja aqui como comer pão integral comercial pode contribuir para osteoporose! Chocante! Para se livrar do ácido fítico o seu organismo vai buscar nas reservas ósseas o fósforo, magnésio e cálcio. Esta foi uma das maiores, senão a maior revelação de tudo o que aprendi até hoje sobre nutrição. E não chegou até mim por nenhum médico ou nutricionista, mas pela minha amiguinha, de na época 14 anos que descobriu este artigo.

Espero que aproveitem:


FITATOS NOS ALIMENTOS

…você perde cálcio e não absorve fósforo.

Lembra da mania de pão de farelo de aveia? … é uma receita para severa perda óssea e problemas intestinais devido ao elevado conteúdo de ácido fítico.pao-intregal-acido-fitico

Ácido fítico está presente em grãos, sementes, nozes e cereais – especialmente no farelo e casca externa; fitatos também são encontrados em tubérculos e vestígios podem ocorrer em certas frutas e vegetais  como feijões verdes e bagas.

Até 80% do fósforo – um mineral vital para ossos e saúde – presente em grãos são presos numa fórmula como fitatos inválidos. Quando uma dieta incluindo mesmo pequenas quantidades de fitato é consumida, o corpo irá disponibilizar cálcio para agregar ao ácido fítico e formar complexos insolúveis de fitato. O resultado é que você perde cálcio e não absorve fósforo. Além disso, a pesquisa sugere que vamos absorver aproximadamente 20% mais de zinco e 60% mais de magnésio de nossos alimentos na ausência do fitato. A quantidade de fitato em cereais, nozes, legumes e sementes  tem uma grande variação, os níveis que as pesquisas encontram quando analisam um alimento específico provavelmente vai depender das condições de crescimento, técnicas de colheita, métodos de testes e processamento e ainda a idade do alimento testado.

O ácido fítico estará em maior nível em alimentos cultivados com o uso de modernos fertilizantes com alta taxa de fosfatados do que os cultivados com compostos natural.

Sementes e farelo são a maior fonte de fitatos, contendo duas a cinco vezes mais fitato do que algumas variedades de soja, as quais sabemos serem muito indigestas sem passarem por longo período de fermentação. Lembra da mania de pão de farelo de aveia? A advertência para comer farelo, ou alimentos com alto teor de fibras contendo diferentes tipos de farelo, é uma receita para severa perda óssea e problemas intestinais devido ao elevado conteúdo de ácido fítico. Matérias-primas não fermentadas como sementes de cacau e cacau em pó normal são  extremamente elevados em fitatos. Chocolates processados também podem conter os fitatos. Chocolate branco ou manteiga de cacau provavelmente não contêm fitatos. Mais evidências são necessárias como o teor de fitato em chocolates preparados e chocolate branco. Sementes de café também contêm ácido fítico.

Veja a Parte III


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
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