Refeição matinal dissecada 29/11/2014

Alguém me perguntou qual é o problema com um café da manhã tradicional brasiliero composto de café com açúcar e uma fatia de pão com margarina light.
 Café-e-Pão-Com-Manteiga
Resposta curta: Não é saudável. Melhor comer uma omelete com folhas verdes, acompanhado de um iogurte natural integral e frutas vermelhas.
Resposta completa:
Este é o desjejum degenerativo. É assim que o cidadão começa a programar sua velhice para a desgraça.

Se o perfil nutricional desta refeição se repete nas demais refeições do dia e se perpetua todos os dias, o que é típico da cultura sulista brasileira, você está contribuindo para o surgimento de condições crônicas degenerativas como diabetes, hipertensão, colesterol desregulado, disfunções hormonais de toda ordem, desnutrição, e desordens mentais como depressão, ansiedade e possivelmente outras mais.
Estas condições crônicas às quais a maioria da população já se acostumou como sendo “parte da vida” (triste) que levam tomam proporções graves depois de anos e anos de insulto biológico ao nosso corpo e tem grande probabilidade de evoluir a algo fatal como derrame cerebral, infarte, câncer, ou outras consequências graves que, se não matam, transformam a vida da pessoa para sempre com problemas irreversíveis e alterando o curso da vida dos entes queridos que os rodeiam. Veja o exemplo da minha mãe que hoje vive numa casa de assitência porque já não caminha, usa fraldas e não fala mais coisa com coisa. Este é o perfeito retrato de uma nutrição de alimentos processados, desnaturados e uma dieta carregada de açúcar e stress. E o irônico é que minha mãe sempre foi vista como uma pessoa que se alimentava de uma maneira saudável porque comia frutas e verduras, nunca fumou ou bebeu álcool e caminhava regularmente. Sabemos agora que a diferença está nos detalhes.
Não fomos feitos para metabolizar açúcar nas quantidades consumidas a partir de 1950 até hoje. Ele causa inflamação e inflamação é a causa de todas as doenças que não sejam congênitas. Mas daí uma pesquisa profunda talvez revelará que a doença congênita hereditada pelo humano pode ter sido consequência de uma gestação disfuncional onde minerais e vitaminas essenciais não estavam disponíveis para formar o feto normal porque o objetivo da natureza é a perfeição e fomos projetados para viver pelo menos 100 anos com disposição e saúde. Qualquer anomalia é resultado de algo que não deu certo por alguma razão de formação. Inflamação ocorre com fermentação do açúcar no corpo.
Além de inflamação, o açúcar acidifica o organismo. Nosso corpo funciona muito bem quando está alcalino e dificilmente doenças triunfarão num ambiente equilibrado e bem nutrido. Células cancerosas não podem existir em ambiente alcalino. É impossível. Então se você é uma pessoa esperta você acabou de chegar à mesma conclusão que cientistas que dedicaram suas vidas inteiras estudando câncer: câncer é uma doença metabólica e pode ser evitada. Não vou entrar em detalhes aqui, porque este é um assunto para outro momento.
Dissecando o café da manhã composto de café com açúcar, pão comercial de batata com margarina.
O que estes produtos fazem no organismo humano? Eles fermentam porque esta combinação não passa de uma bomba de açúcar sem nenhum valor nutritivo. O corpo continua faminto, o pâncreas se desespera e liga todos os alarmes chamando a insulina para regular a explosão de hiperglicemia e o fígado vai armazenar o resultado da digestão deste açúcar em forma gordura nas células e no fígado. Pouco disso vai ser utilizado para energia metabólica tão necessário para todas as funções das células que compõe nosso corpo. Elas precisam respirar, se reproduzir, carregar coisas pra lá e pra cá, sintetizar elementos e formar outros, comunicar-se com outras células, etc. Com um café da manhã destes, o corpo passa por uma tormenta e depois de uma hora está exausto. Não demora e vem outra refeição “bomba” e todos os alarmes disparam de novo o caos toma conta colocando o corpo numa luta constante pela sobrevivência e pelo equilíbrio. E é assim que se formam os velhos de 60 anos. Acabados, semi destruídos. O corpo não aguenta!
A moral da história é que um café da manhã composto de açúcar e carboidrato não tem nada de bom para oferecer ao nosso corpo. Nada que vá ajudar nosso organismo a se desintoxicar, se nutrir, se reconstruir. Nós estamos constantemente morrendo e sendo reconstituídos. Os olhos que estão lendo este texto agora não existirão mais daqui há alguns meses e outras células serão construídas para substituir a massa física que compõe os seus olhos. Que tipo de material de construção você está oferecendo ao seu corpo neste instante para a reconstrução do seu corpo? Calorias vazias, carregadas de toxinas e desprovidas de nutrientes necessários para esta função. E daí seu corpo sofre porque ele está desfalcado. É um time de futebol enfrentanto os melhores clubes europeus com apenas 5 jogadores amadores. Não precisamos ser gênios para concluirmos que isso é uma partida injusta e o resultado é previsível.
Se a falta de nutrientes não fosse insulto suficiente ao nosso corpo, o veneno adicionado à este desjejum na forma de margarina vem a completar o quadro de desespero metabólico e o caos se completa. Propagandas lindas na TV são necessárias porque se mostrassem como margarina é feita, é claro que ninguém comia. Eu viajei ao lado de um engenheiro da Honey Well, empresa que produz peças para construir aviões e conversamos sobre a qualidade suprema do material utilizado na construção das peças de aviões e ele ironicamente usou a metáfora comparando os alimentos que a maioria das pessoas consomem atualmente. Se a qualidade dos “pseudo-alimentos” fosse equivalente à qualidade das peças que compõe um avião, não seria possível voar. A esposa dele é oncologista especializada em câncer de mama e ela sabe que a margarina é um dos principais agressores e causadores do câncer de mama. Margarina não é nem comida! É praticamente um composto plástico! Nosso corpo não sabe o que fazer com aquilo? Isso fica acumulado no corpo e fica ali fermentando e inflamando nossas preciosas célulcas que cansadas, acidificadas, sem oxigênio, tentam sobreviver adaptando-se ao ambiente e num dado momento encontram uma maneira de sacar energia da fermentação da glicose em vez de utilizar o oxigênio que seria o metabolismo normal de uma célula. Quando esta mudança, esta adaptação acontece, nós temos uma célula que não se comporta mais como uma célula normal. Ela vai se replicar e ela desliga a função chamada apoptose que é o botão suicida que a célula usa para se desligar e dar lugar à uma célula nova – o ciclo da perpetuação da vida. Surge uma célula que chamamos de cancerosa. Um milagre da natureza: uma célula que se adaptou a um ambiente hostil e encontrou maneira de se perpetuar. Porém é um milagre falhado porque ela acabará destruindo o hospedeiro e consequentemente destruindo a si mesma.
Câncer existe quando o corpo está desnutrido e intoxicado. A dieta moderna que começou com o evento da primeira guerra mundial.  Houve a necessidade de enviar alimentos para os soldados na guerra. Como levar alimentos que durassem muito tempo e pudessem ser transportados longas distância? Processamento! Enlatados e processados. E assim começou a desnaturação dos alimentos. Hoje temos produtos no supermercado que praticamente duram… vou dizer por 100 anos. Isso não é  normal, mas as pessoas não chegam a esta conclusão. Se eu utilizar um alimento morto (por morto entenda-se desprovido de minerais, enzimas, vitaminas, pasteurizado, conservado artificialmente) para alimentar um organismo vivo eu não vou obter um resultado muito positivo, vou?
Moral da história: tudo que foi alterado pelo homem, transformado e criado em laboratório, produzido em fábrica não é apropriado para o consumo humano e ponto final!
O primeiro grande equívoco da dieta moderna é achar que gorduras fazem mal à saúde, mas não vou me aprofundar porque este assunto é bastante amplo. Só vou lembra que somos feitos de água e gordura. Quando falo em gordura, me refiro às gorduras naturais: nozes, azeite de oliva virgem prensado a frio que nunca deve ser aquecido, óleo de côco, manteiga, nata, banha, sebo de animais criados soltos, com acesso à sol, água limpa, espaço e dieta apropriada à cada animal e livre de hormônios, antibióticos e grãos transgênicos. Gordura não engorda e não faz mal. O que engorda e faz mal é carboidrato e açúcar que caem na categoria de alimentos processados.
Vamos revisar quais alimentos contêm açúcar: tudo o que é doce, tudo o que é carboidrato e a grande maioria de alimentos processados.  Nesta hora bate o desespero do povo porque eles chegam à conclusão que eles comem carboidrato em todas as refeições. E agora? Como isso foi acontecer? Um plano maquiavélico muito bem elaborado, mas esta é outra longa história e vamos deixá-la para um outro capítulo.
Metabolicamente falando nosso corpo não precisa de açúcar e nem de carboidrato. Aliás, nosso corpo funciona muito melhor sem estes dois vilões da dieta moderna. Nosso corpo precisa de gordura, proteínas, enzimas, minerais, vitaminas, e água. Onde buscamos isso: Plantas orgânicas e animais criados corretamente.
O que compõe um café da manhã nutritivo?
Acordamos desidratados, então a melhor maneira de começar nosso dia é beber de 200 a 400ml de água fresca. A qualidade da água é importante. Água engarrafada em plástico é provavelmente contaminada por BPA existente no plástico e água potável das torneiras provavelmente está contaminada com flúor e cloro que fazem muito mal à nossa saúde. O ideal é usar um filtro de suprema qualidade para filtrar a água potável removendo o indesejável e mantendo os minerais indispensáveis. Acrescentar suco de meio limão à primeira água da manhã é uma prática bastante benéfica porque limão é um alcalinizador do organismo. Agora aguarde pelo menos 40 min para que a água com limão possa fazer seu trabalho.
O ovo foi finalmente condecorado com seu mérito de o alimento perfeito, então um ovo frito em manteiga, ou óleo de coco, ou banha, ou um ovo cozido, ou uma omelete com espinafre, tomate, cebolinha ou outras verduras passa a ser um ótimo começo para o seu dia. Quando fornecemos gordura e proteína pela manhã não vamos sentir fome até o almoço e nosso nível de energia mantém-se alto.
Iogurte integral natural com frutas vermelhas, ou outras frutas com baixo teor de açúcar, nozes neutralizadas, coco ralado, podem acompanhar seu desjejum ou ser um desjejum completo por si só. Novamente você estará servindo seu corpo de gordura e proteína.
É surpreendente as opções de refeições matinais que você pode criar com ovos, leite integral cru, iogurte integral sem sabor, queijos naturais integrais, verduras, frutas de baixo teor de açúcar, nozes neutralizadas, leite de côco, côco, água de côco e outros ingredientes versáteis para o seu desjejum. Se você começar a buscar descobrirá que as receitas criativas e saudáveis de verdade são abundantes.
Se você for consumir algum carboidrato, que ele seja bom pra você: todos os grãos tem que ser orgânicos, não transgênicos, neutralizados, fermentados, preparados da maneira correta. Como se fazia antes da era da industrialização. Então o pão de fermentação natural (Sourdough) oferecido pela Andressa Lais Tomelin da Broto Rico é uma boa opção. Aveia preparada da maneira correta também. Você pode encontrar a receita aqui.
Vamos à prática: sugestões de refeições matinais densas em nutrição:
Observação importante: sempre busque consumir alimentos animais de origem orgânica. Isso significa que os animais viveram ao ar livre, com acesso ao sol, espaço e dieta adequada livre de hormônios, antibióticos e grãos transgênicos. E ao consumir plantas que elas sejam de origem orgânica o mais próxima da sua localização possível. Frutas e verduras importadas geralmente são radiadas para matar agentes contaminantes como pestes, porém também destroi enzimas e propriedades nutritivas das plantas.
Sempre comece seu dia bebendo de 200 a 400ml de água com suco de limão e espere uns 30 a 40 minutos para comer. As refeições não deveriam ser acompanhadas de líquido porque este dilui os ácidos estomacais que promovem a digestão.
* Omelete – use sua criatividade e adicione hervas e vegetais. Você pode servir com uma boa colherada de iogurte natural integral. A gordura do leite está ali por uma razão muito óbvia: auxiliar a digestão da proteína do leite. Hmmm você está chegando à mesma conclusão que muitos cientistas de que a onda de leite desnatado auxiliou a onda de intolerância à lactose?  Não me admira.
* Iogurte natural integral batido com frutas vermelhas servido com Nozes tostadas adoçadas com adoçantes naturais ( falaremos deles depois).
* Mingau de aveia preparada corretamente servida com fruta de baixo teor de açúcar e sementes (nozes, castanhas) neutralizadas.
* Fatia de pão Sourdough com queijo natural e tomate ou com salada de abacate, queijo feta, tomate picados e gotas de limão.
* Barra de polpa de amêndoa.
* Bolo de banana feito com farinha de amêndoa.
* Bolo de presunto feito com farinha de amêndoa.
* Batida composta com ingredientes saudáveis e baixo em açúcar. Existem dezenas de receitas saborosas com leite de coco, com cacau puro, com iogurte, com leite de amêndoas, abacate, sucos verdes, etc..
* Pudim de cenoura ralada com chia.
* Caldo verde
Entre outras inúmeras receitas. Basta se aventurar na cozinha e as opções vão surgindo.
Summary
Article Name
Refeição matinal dissecada
Description
Dismistificando a tradicional refeição matinal: pãozinho com margarina e café. É saudável?
Author

Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *