Leite e farinha de Amêndoas 16/07/2013

This post has already been read 11851 times!

Quando comprei o NutriBullet deparei-me com diversas receitas que usam leite de amêndoas, porém não gosto dos leites comprados. Eles contém químicos, são altamente processados e não passam pelo processo de deixar as amêndoas de molho. Se eu fosse abraçar a causa e realmente praticar uma dieta saudável eu teria que começar a fazer meu leite ou suco de amêndoa. Além disso, é mais barato fazer em casa e não gera o lixo das embalagens do leite comprado. Foi quando encontrei a receita caseira de Gerri Howe na revista Well Being Journal onde ela publicou um artigo sobre a importância de nozes, amêndoas e sementes na nossa nutrição e mais importante ainda: como consumí-las apropriadamente.

Esta também é uma ótima opção pra quem quer substituir o leite de vaca de supermercado que é cheio de hormônios, antibióticos e outros aditivos tão indesejáveis à saúde. Se você tem acesso a leite de vacas saudáveis tratadas no pasto direto de um produtor, bom proveito! O ser humano bebe leite de outros animais há milhares de anos. Há os que dizem que somos os únicos animais que bebem leite depois de desmamar e isso é verdade, mas nós também somos os únicos que inventaram o avião pra voar, que usam vaso sanitário para suas necessidades fisiológicas, que produzem filmes… Então se você gosta de leite, ele te faz bem e você tem acesso a leite de qualidade, bom proveito!

amendoas-leite

Todas as sementes são naturalmente tóxicas e contém agentes bloqueadores que impedem a absorção de nutrientes, como o ácido fítico. Este é o mecanismo natural de proteção das sementes que as torna indesejáveis aos predadores e lhe proporcionam uma chance maior de cumprir sua missão que é encontrar solo fértil para germinar e gerar outra árvore. A natureza é perfeita mesmo!

Então lá vai a receita de leite de amêndoas idôneo e realmente nutritivo:

  • 1 litro de água filtrada;
  • 1 xícara de amêndoas cruas deixadas de molho por 8 a 12 horas em água filtrada e escorridas;
  • 5 tâmaras sem semente;
  • 1 colher de essência de baunilha;

montagem-ingredientes

Bater a água e as amêndoas no liquidificador a por vários minutos. O tempo vai depender da potência do seu equipamento. Em seguida escorra em um saco de tecido (saco de queijo). Devolver o leite, ou suco para o liquidificador e adicionar as tâmaras sem a semente e bater por vários minutos novamente. Agora é só guardar na geladeira por até 3 dias. Se você não vai consumir tudo em 1 semana, congele imediatamente para manter o frescor. Quando descongelar, passe no liquidificador para homogeneizar.

montagem-ingredientes2

Opcional: para um resultado mais cremoso, antes de bater as amêndoas mergulhe-as em água bem quente por apenas alguns segundos e logo em seguida em água gelada. Escorra e retire as cascas que se soltarão muito facilmente.

O que fazer com a polpa? hhmm nem te conto! Maravilhas podem ser feitas com este produto valioso que pode ficar estocado no seu freezer por muito tempo.

  • adicionar a batidas/ vitaminas;
  • experimente adicionar um pouco à receitas de bolos e pães;
  • adicionar 1 colherada à mingau de aveia;
  • incluir na sua receita de granola caseira, antes de assá-la.
  • adicionar à receita de panquecas;
  • desidratá-la, passar no liquidificador e peneirar para fazer farinha de amêndoa;

O nosso favorito é o biscoito crocante de amêndoa. Veja aqui a receita.


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.