Pirâmide Alimentar – Lição de Sally Fallon – Nr 4 16/12/2015

Veja Nr 3 aqui

Desde que me lembro ter interesse em saúde, a primeira coisa que vem à mente é a pirâmide alimentar: o símbolo de instrução sobre como devemos nos alimentar.

Mas… quem criou esta pirâmide ? E, ela reflete o perfil da alimentação que as civilizações antigas praticavam? Certamente não.

A pirâmide alimentar atual mais representa o que a indústria do alimento quer que você coma. Desde a grande revolução agrícola que facilitou a produção de grãos, as grandes corporações que controlam o a agricultura determinam o que você come. Surpresa? Quando eu me toquei disso, fiquei inicialmente revoltada, me sentindo um cordeirinho que caminha exatamente na direção instruída sem questionar o que é melhor para mim. Hoje consigo entender que isso não foi sempre assim e que um dia as coisas vão mudar novamente. É tudo um ciclo e o movimento de volta à alimentação saudável e produção agrícola diversa já começou.

Veja o que a Sra Sally Fallon da Weston Price Foundation tem a dizer sobre a pirâmide alimentar.

 

“Atualmente a base da pirâmide alimentar é composta de grãos. Sugere-se o consumo de 6 a 11 porções de grãos por dia. Pães, pastas, bicoitos, grãos, cereais… que são basicamente alimentos vazios. Fala-se de grãos integrais, mas o que as pessoas acabam comendo é trigo branco. E lá em cima, na pontinha da pirâmide estão as gorduras e óleos. O que temos que fazer é inverter esta pirâmide. A maioria das nossas calorias deveria ser obtida de gordura, não muito de óleos, mas de manteiga, banha de porco, nata, gema de ovos, gorduras animais, gordura de carne, gordura de galinha. Isso deveria compor pelo menos 50% das nossas calorias. E estas gorduras deveriam ser boas e saudáveis, proveniente de animais de pastagens. No topo da pirâmide podemos ter os tiragostos e guloseimas, como um pedaço de pão por dia ou algo assim. Nós realmente temos que reduzir os carboidratos refinados. Eles estão simplesmente nos matando.”

Lição nr 5 aqui!

 


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *