O que é alimento processado? 03/07/2015

Alimento processado.

Sabemos muito bem que alimentos processados são inimigos da saúde. Mas por quê? Falta valor nutritivo e o nível de toxicidade é alto.
Consumir alimentos que estão na sua forma natural ou o mais próximo da sua forma natural é o ideal, observando o método adequado de preparação de cada um.

Pronto, lição sobre alimento processado encerrada? hmmm…. não tenho certeza. Por quê?

Recentemente recebi em minha casa uma família que veio buscar uma “muda”de kombucha e aprender a fazer caldo de osso para iniciar um processo de cura familiar. Todo mundo está doente. Eles consomem juntos cerca de U$550 por mês em medicação. Quando eu perguntei: “mas o que é que vocês andam comendo?” A resposta é a que ouço de quase todo mundo que me procura querendo alguma dica de saúde: “Nós só comemos coisas saudáveis.” Eu ergui as sobrancelhas e pensei… “lá vem esta ladainha de novo, no mínimo eles comem pizza congelada e biscoito Oreo 2 x por semana”, mas eles me disseram que não comem alimentos processados. Quando perguntei sobre o consumo de açúcar e azeite vegetal, eles confirmaram com uma certa insegurança: “mas isso é natural, não é? “

Quando falamos em alimentos processados pensamos em coisas como:
the-junk-food-remedy

E quando falamos em alimentos não processados o que vem à mente das pessoas geralmente são:

health-food

E certamente a transição de processados para alimentos reais é um grande passo na direção certa  que esta família está querendo ir, mas sem sucesso. Por quê? Por que os alimentos naturais que eles estão consumindo não estão produzindo o efeito prometido: saúde, energia, peso ideal. Hora de pegar a lente de aumento.

magnifying glass

O mistério foi desvendado com a primeira pergunta: “Onde vocês compram seus alimentos.” E eu não vou mencionar o nome do estabelecimento porque não quero ser processada, mas sabemos que é um supermercado que vende alimentos genéricos convencionais. O que são alimentos genéricos convencionais? Vamos usar um exemplo de um prato de alimentos não processados como base de estudo.

 

Todos nós concordamos que uma proteína e uma salada é saudável, certo? Seja um frango, peixe ou feijão com salada, dependendo da sua orientação alimentar.

Você ficaria surpreso se eu lhe disser que o prato da esquerda é alimento processado e o prato da direita não é? Já ouviu falar que é nos detalhes que está a diferença? Gigante! O animal do prato esquerdo foi criado numa fazenda de produção industrial sob condições doentias e portanto foi injetado com antibióticos. Para crescer mais rápido foi injetado com hormônios e foi tratado com soja e milho, ambos transgênicos. As verduras do prato esquerdo foram cultivadas numa fazenda cujo solo está totalmente destruído devido ao abuso de anos e anos de monocultura e para que alguma coisa seja produzida nestas condições degenerativas o solo foi preparado com fertilizantes químicos e as pestes típicas de monoculturas industriais foram controladas com agrotóxico. Isso caracteriza alimento processado. O animal do prato direito foi criado livre em pastagem sem pesticidas e não recebeu nenhum tipo de medicação ou hormônio. As verduras do prato direito foram cultivadas numa propriedade que usa composto orgânico e sistema de biodiversidade para controle de pestes. Isso caracteriza alimento não processado. Simples assim.

Nosso sistema imunológico está na flora intestinal e os antibióticos que se encontram nas carnes produzidas em escala industrial aniquilam as bactérias benéficas que alimentam nossa flora e fortalecem nosso sistema imunológico. Não só isso! Cloro na água, bpa em legumes e verduras enlatadas, alimentos difíceis de digerir devido ao método de preparo só vêm a acumular problemas de saúde para esta família.

Então quando falamos de alimentos não processados, temos que lembrar que água engarrafada em plástico não é água natural. É bem provável que esteja contaminada com BPA e seu nível de PH esteja longe do ideal. Não serve nem pra fazer kombucha que é um organismo natural sensível ao cloro e outros químicos. Quando você pensar em fazer a transição para alimentos naturais, um passo de cada vez, é claro. Pense em um filtro de água eficaz, teste a sua água, estude-a, analise o PH, toda loja que vende produtos para piscina pode testar o PH da água. Quando este capítulo estiver conquistado, parta para o próximo. Talvez seja o sal. Estude tudo sobre o sal, os tipos, as cores, o valor nutricional do sal e não compre mais o sal comum. E assim você vai eliminando os alimentos processados da sua vida. Os processados disfarçados de não processados são danados! Eles enganam bem e podem estar sabotando seu esforço genuíno de buscar uma alimentação saudável.

Pense sempre assim: se teve adição de químicos, se foi submetido à pressão ou temperaturas que desestruturam as moléculas e composição química natural é alimento processado.

Até pasta de amendoim orgânica que eu vi outro dia é alimento processado. Por quê? Porque na lista de ingredientes consta óleo vegetal. Ora sabemos que óleo vegetal não é orgânico. Como que aprovam uma falsidade como estas? Também não posso mencionar a marca, porque tenho que me proteger. Mas alguém ganhou uma boa gorjeta pra aprovar o rótulo de orgânico deste produto. Aqui nos Estados Unidos só tem 1 marca de chocolate que não contém soja ou químicos: Theos ( boa escolha no nome! realmento é o deus do chocolate). O resto é tudo cheio de químicos e transgênicos. Meu amigo passou 1 hora lendo e estudando os rótulos dos chocolates oferecidos no Whole Foods, que é conhecio por oferecer produtos naturais e orgânicos. Então em vez de comprar chocolate toda semana, eu compro 1 x por mês, porque é mais caro, é claro! É esta percepção que as pessoas precisam obter. Radicalismo não! Vivemos numa equação de 80/20. Acho que este é um equilíbrio bom. Mas se vc está sofrendo de alguma condição dolorosa e precisa se curar você vai ter que achar solução para a sua situação e remédio é apenas um paleativo momentâneo. Não é assim que os melhores e mais bem sucedidos negócios começaram? Alguém tinha um problema e precisava encontrar a solução? Você pode estar abrindo portas para milhares de outras pessoas.

Mas aí você vai me dizer que nem todo mundo tem acesso à proteína de animais saudáveis ou a verduras orgânicas. Eu digo: é porque não tentaram o suficiente. Hoje existe a internet! Podemos organizar grupos, mobilizar comunidades, unir famílias e se organizar minha gente!!! Perfeito exemplo: a cooperativa alimentar onde eu compro nossos alimentos começou em 2009 com 12 amigos que se revezavam para buscar leite, carne, ovos e verduras do colono há 2 horas norte daqui. Hoje a cooperativa tem 3500 consumidores e virou um mega negócio. Aqueles 12 amigos que se juntaram para comprar 1 boi pra criar numa chácara onde eles podiam controlar o ambiente e saúde do animal, eles não se conformaram com o que lhes era oferecido no supermercado. E sabemos também que existem pessoas que colhem verduras o ano inteiro com espaço da sacada de um apartamento. Vamos erguer as mangas pessoal!! O segredo é a união das pessoas. Aquele terreno baldio aí no seu bairro pode ser a próxima horta comunitária!

Quanto aos meus amigos que buscam o seu caminho de volta à saúde, eles inicialmente ficaram bem chocados ao aprender que iogurte natural do supermercado não é natural. Que o feijão que eles estavam consumindo não estava ajudando em nada a situação deles porque é enlatado em latas que já vem contaminadas com BPA sem contar que os feijões foram cozidos sob altíssima temperatura que altera a estrutura molecular da proteína e sem ficar de molho para eliminar o ácido fítico. Eles ficaram surpresos também ao se tocar que o pão integral que estavam comprando tinha mais de 16 ingredientes com nomes difíceis de pronunciar e que a aveia instantânea que estavam comprando também é um alimento processado. Iogurte natural, pão integral, aveia, feijão, sucos pasteurizados…. alimentos processados. Fiquem ligados!!

Quando falamos em alimentos não processados, você poderá se surpreender com o que encontrar no seu caminho:

Sorvete caseiro feito com leite integral cru proveniente de vacas saudáveis que se alimentam apenas em pastagens sem químicos, aromatizado com extrato natural de baunilha e adoçado com xarope de maple: Alimento natural não processado.

icecream


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *