Neutralizar Nozes e Sementes. Realmente necessário? 01/12/2014

Absolutamente sim!

Nozes, castanhas, amêndoas, sementes  são uma ótima fonte de gordura essencial para nossa saúde e uma opção nutritiva de belisco entre as refeições mas o que muitos não sabem, e eu era uma delas, é que as nozes estão cobertas por ácido fítico que é a reserva de fósforo da planta e que nós não conseguimos digerir. Ele forma uma camada protetora que toda semente/grão usa como defesa contra predadores por ser indigesto. O objetivo desta proteção é dar uma chance à semente de encontrar solo fértil onde em contato com a água a semente começa uma transformação e o ácido fítico é neutralizado abrindo passagem para o broto. O ácido fítico dificulta a digestão e quela zinco, ferro, magnésio e cálcio durante sua eliminação. Isso não é nada bom! Nós precisamos manter os minerais dentro do nosso corpo para as funções celulares. Além disso, as sementes têm moléculas que se unem às enzimas digestivas dentro do nosso estômago inibindo o poder digestivo. Quando eu comia sementes (nozes) eu sentia dor de cabeça e conclui que eu era alérgica à elas. Hoje sei porque meu corpo reagia daquela maneira. Muitas pessoas sentem um peso no estômago depois de consumir nozes e outras percebem que são eliminadas sem terem sido digeridas. Neutralizando as nozes eliminamos as dificuldades digestivas e podemos usufruir da ótima nutrição oferecida pelas sementes .

Todas as civilizações antigas dispensavam um tratamento muito especial a todos os grãos, sementes, feijões, legumes, nozes antes de consumi-los. Um instinto empírico os guiava a deixar de molho, germinar, azedar ou fermentar estes alimentos para o consumo e máximo proveito nutricional. Estas práticas foram rapidamente esquecidas com o evento da industrialização e com a entrada da mulher na classe trabalhadora.Neutralizar ou ativar as nozes são termos usado para a mesma prática que é muito simples.

Coloque as nozes/sementes em uma bacia de vidro ou cerâmica e cubra-as com água filtrada (sem cloro, sem fluor e de preferência que não tenha sido estocada em plástico que é um agente contaminante de BPA). Adicione uma ou duas colheres de agente ativador ácido que pode ser: vinagre, limão, soro de iogurte ou kombucha por um tempo determinado para cada semente, depois escorra e enxágue e coloque-as a secar em um desidratador por 12 a 24 horas na temperatura de 65 graus Celsius. Experimente se a textura da noz está bem crocante. Algumas sementes podem levar até 36 horas para secar bem. Se elas não estiverem bem secas e forem armazenadas poderão criar mofo. Depois de completamente secas guarde em vidros bem fechados na geladeira por até 3 meses.

Na ausência de um desidratador, espalhe-as numa assadeira ampla e use o forno porém a maioria dos fornos não lhe permite baixar a temperatura até 50 graus, então use a temperatura mais baixa possível e use algo não inflamável para manter uma abertura na porta de pelo menos 5 cm ajudando a manter a temperatura mais baixa e monitore as nozes frequentemente virando-as na forma. Elas não devem tostar ou queimar. Alta temperatura destrói as moléculas de gordura e prejudica a propriedade nutritiva da semante.

Os tempos de molho para cada tipo de semente diferem em algumas fontes de informação. Vou listar aqui o tempo que eu estou utilizando e tem funcionado bem depois de praticar por 2 anos e importante: USE SEMPRE SEMENTES / NOZES CRUAS

Amêndoas / Almonds: 12 horas

Nozes / Walnuts: 4 horas

Pecans: 4 a 6 horas

Avelã / Hazelnut: 6 horas

Castanha de caju / Cashew: 2 a 3 horas

Semente de girassol/ Sunflower seed: 7 horas

Semente de abóbora / Pepitas: 8 horas

Eu encontrei informações contraditórias sobre a necessidade de neutralização de macademias e castanha do Pará. Quando eu tiver acesso à informação correta eu atualizarei este post.

Fonte de informações: Livro Nourishing Traditions de Sally Fallon, Livro Back to Butter de Molly Chester e Sandy Schrecengost, www.WestonAPrice.org, www.WholeLifeStyleNutrition.com, www.FoodRenegade.com

Summary
Article Name
Neutralizar Nozes e Sementes. Realmente necessário?
Description
Como neutralizar nozes e outras sementes para o seu corpo aproveitar mais a nutrição por elas proporcionam.
Author

Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *