Neutralizando ou ativando sementes Parte IV – Quinoa e Grão de Bico 16/07/2015

Continuação da Parte III

Quinoa e grão de bico voltaram a ser popular recentemente e pegaram uma boa carona na onda dos alimentos saudáveis. O que muita gente não sabe é que se estes não forem preparados adequadamente, o valor nutricional deles não pode ser absorvido. Por isso é tão importante evitar processados que prometem saúde incluindo Quinoa ou Grão de Bico na lista de ingredientes, porque estes certamente não passaram pelo processo necessário para eliminação do ácido fítico.

Aqui vai:

QUINOA

Em uma bacia de vidro ou cerâmica, deixe 1 xícara de quinoa de molho em 3 xícaras de água purificada com 2 colheres de sopa de agente ativador (kombucha, soro de leite/iogurte, vinagre de maçã ou suco de limão), cubra e deixe descansar por 12 horas. Descarte a água e enxague a quinoa numa peneira bem fina. Repita o procedimento mais uma vez por 12 horas. Descarte a água, enxague e está pronto para cozinhar.

Numa panela média, coloque 3/4 de xícara de água e 1/4 de colher de chá de sal marinho e leve ao fogo. Quando levantar fervura acrescente a quinoa. Espere levantar fervura e tampe. Baixe bem o fogo e mantenha por 10 min sem abrir. Depois deste tempo cheque se ainda resta água e vá adicionando mais tempo de cozimento de 2 em 2 minutos até não restar mais líquido.Quando a quinoa absorveu todo o líquido, retire do fogo e deixe tampado descansando por 10 min e depois afofe com um garfo.

A partir daqui você pode temperar para consumir logo ou pode armazenar em vidros em porções individuais e ir consumindo durante a semana. Nosso freezer sempre tem de 2 a 3 porções de quinoa cozida, facilitando o preparo de refeições saudáveis.

GRÃO DE BICO

Deixe 1 xícara de grão de bico de molho em 7 xícaras de água purificada com 2 colheres de sopa de agente ativador (kombucha, soro de leite/iogurte, vinagre de maçã ou suco de limão) e deixe descansar por 12 horas. Descarte a água e enxague ogrão de bico. Repita o procedimento mais uma vez por 12 horas. Descarte a água, enxague e está pronto para cozinhar. Você pode deixar até 36 horas de molho. Quanto mais tempo, mas neutralizado o feijão vai estar e mais rápido cozinha.

Depois de escorrer e enxaguar bem, e durante este processo você deve ter visto que a água descartada está bem …poluída, se é que podemos dizer com toxinas, ponha ogrão de bico em uma panela com água fervendo e fique de olho. O tempo de cozimento vai depender do grão. Minha última cozinhada levou uns 13 minutos para ficar macio e eles amolecem de um instante para o outro, portanto fique de oho. Você não vai querer purê degrão de bico. A partir daí vc pode: escorrer e guardar o grão de bico em porções individuais armazenados em vidro no freezer ou você pode começar a temperar a gosto, usar em saladas quentes, frias, em sopas. Ter grão de bico no freezer e ter caldo de osso ou galinha no freezer também é uma prática extremamente útil pois você pode facilmente preparar uma sopa nutritiva se o seu freezer estiver abastecido inteligentemente. Fazer hummus em 10 min é fácil se vc tem os grãos de bico cozidos no freezer.

Saúde a todos!


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *