Neutralizando ou ativando sementes Parte II – Arroz e Feijão 10/07/2015

Continuação da Parte I

Arroz com feijão: tradição brasileira que nem sempre é sinônimo de saúde. Em 2003 eu conheci uma cidadã da Paraíba que tinha anemia e comia feijão todo dia. Me lembro como eu fiquei confusa com isso pois feijão sempre foi nossa principal fonte de ferro. Hoje eu sei porque o ferro não podia ser aborvido: ela consumia feijão pré-cozido enlatado. Ela abria uma lata, escorria o caldo, adicionava água ao feijão em uma panela, jogava um caldo Knorr na panela, mais uns temperos diversos, todos artificiais e comia o feijão dela com arroz branco. Isso não é saudável.

Então vamos à solução:

ARROZ

Deixe 1 xícara de arroz integral de molho em 3 xícaras de água purificada com 2 colheres de sopa de agente ativador (kombucha, soro de leite/iogurte, vinagre de maçã ou suco de limão) e deixe descansar por 12 horas. Descarte a água e enxague o arroz. Repita o procedimento mais uma vez por 12 horas. Descarte a água, enxague e está pronto para cozinhar.

Numa panela média, coloque 2 xícaras de caldo caseiro de ossos ou de galinha dependendo do seu gosto e 1/4 de colher de chá de sal marinho (quantidade depende do tempero do seu caldo) e leve ao fogo. Quando levantar fervura acrescente o arroz e espere voltar a ferver para tampar. Baixe bem o fogo e mantenha por 50 min sem abrir. Depois deste tempo cheque se ainda resta caldo e vá adicionando mais tempo de cozimento de 5 em 5 minutos até secar. Quando o arroz absorveu todo o líquido retire do fogo e deixe tampado descansando por 10 min e depois afofe o arroz com um garfo.

FEIJÃO

Deixe 1 xícara de feijão de molho em 7 xícaras de água purificada com 2 colheres de sopa de agente ativador (kombucha, soro de leite/iogurte, vinagre de maçã ou suco de limão) e deixe descansar por 12 horas. Descarte a água e enxague os grãos. Repita o procedimento mais uma vez por 12 horas. Descarte a água, enxague e está pronto para cozinhar. Você pode deixar até 36 horas de molho. Quanto mais tempo, mais neutralizado o feijão vai estar e mais rápido cozinha.

Depois de escorrer e enxaguar bem, e durante este processo você deve ter visto que a água descartada está bem …poluída, se é que podemos dizer isso, com toxinas, ponha o feijão em uma panela com água fervendo e fique de olho. O tempo de cozimento vai depender do tipo de feijão que você escolheu. A partir daí vc pode: escorrer e guardar os feijões cozidos em porções individuais armazenados em vidro no freezer ou você pode começar a temperar a sua feijoada durante o processo de cozimento. Ter feijões cozidos no freezer e ter caldo de osso ou galinha no freezer também é uma prática extremamente útil pois você pode facilmente preparar uma refeição nutritiva se o seu freezer estiver abastecido inteligentemente.

Continuação na Parte III


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
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