Neutralizando ou ativando sementes Parte I – Nozes 08/07/2015

Nozes, sementes, grãos e feijões, todos contém ácido fítico que é uma camada que envolve a casca. A natureza não comete enganos e esta substância natural é a proteção de tudo o que germina. Com ácido fítico as sementes se tornam menos desejáveis a muitos predadores e assim elas tem mais chance de encontrar solo fértil, germinar e dar oportunidade a uma nova planta para a continuação das espécies. Por que não devemos ingerir ácido fítico? Porque ele quela minerais dentro do nosso aparelho digestivo e os bloqueia impedindo a absorção do valor nutricional daquilo que estamos ingerindo.

As civilizações antigas empiricamente sabiam disso, ou simplesmente deixavam os grãos de molho para facilitar e reduzir o tempo de cozimento talvez, o que sabemos é que esta tradição foi esquecida e hoje é fácil encontrar anêmicos que consomem grande quantidade de feijão, rico em ferro. Como pode isso, né? Claro! o feijão não foi neutralizado, não foi deixado de molho como a bisavó fazia, trocando a água de vez em quando até o outro dia. Depois que inventaram a panela de pressão, a maioria deixou de botar o feijão na água um dia antes de cozinhar, que pena!

Métodos de preparo de grãos antigos incluem deixar de molho, germinar e fermentar dependendo o alimento.

Então vamos ao que interessa:

Use sempre vidro ou cerâmica e água de boa qualidae ( filtrada, purificada, sem cloro que pode interferir no processo e de preferência que não tenha sido engarrafada em plástico que libera BPA.

Para uns 2 litros de água acrescente um agente ativador que pode ser kombucha, soro de leite/iogurte, vinagre de maçã ou suco de limão.

Nem todas as fontes de informação aconselham o mesmo tempo de repouso em água para nozes e sementes. Algumas fontes dizem o tempo de molho para todas as sementes é 7 horas, outras dizem que as amêndoas precisam de 8 a 12hrs. A lista abaixo é baseada em alguns livros que li e minha experiência.

Amêndoas: 8 a 12 horas

Semente de abóbora: 8 horas

Noz-Pecã: 4 a 6  horas

Nozes Nogueira (Walnut): 4 horas

Caju: 3 a 4 horas

Semente de girassol: 3 horas

Cubra as sementes com água suficiente para ter uns 3 a 4 cm acima delas. Se assim desejar você pode temperar a água com sal e pimenta cayene. Depois de secas, as sementes temperadas são um ótimo substituto para salgadinhos comerciais.

Quando o tempo se cumprir enxague bem. Você observou que a água a ser descartada parece tóxica? cheira mal, não cheira? Primeira vez que eu fiz isso eu achei que tinha estragado as nozes ou que eu tinha comprado nozes vencidas, mas é assim mesmo.

Agora é hora de colocá-las no desidratador na temperatura de 65 graus Celsius por 12 a 15 horas. Eu chego a deixar 24 horas o que resulta em sementes super crocantes. Se você não tem desidratador uma alternativa não tão econômica mas que funciona é usar seu forno na temperatura mais baixa possível com a porta entreaberta.

Desidratador

 

Que tal você fazer um teste e reservar algumas nozes não ativadas e depois comparar o sabor, a textura e como você se sente durante a digestão dos 2 tipos de nozes a ativada e a não ativada. Como muitas pessoas, eu era uma das que acreditava ter alergia à todo tipo de nozes porque eu sentia um peso no estômago, a digestão ficava difícil com contínuos arrotos desagradáveis além da dor de cabeça que me dava. Conhece alguém com este tipo de sensibilidade? A neutralização das nozes talvez seja a solução.

As sementes neutralizadas podem ser guardadas em temperatura ambiente por uma semana e depois na geladeira por até 2 meses. Então pense em fazer bastante para não fazer constantemente. Ao retirar da geladeira eu geralmente aqueço as nozes em qualquer vasilhame que possa ir ao fogo baixo por alguns minutos, até elas voltarem a ter aquela textura fresca crocante.

Continuando na Parte II


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *