Multi Vitaminas – Parte III 07/01/2014

continuando a Parte II

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Doenças  cardíacas são frequentes e associadas no processo de envelhecimento, e a principal causa de morte no mundo ocidental. A prevenção para doenças cardíacas deveriam iniciar bem antes do aparecimento de sintomas, pois assim como muitas doenças crônicas levam anos para se manisfestar.

Coenzima  Q10 (COQ10) é um nutriente importante responsável pela produção da energia celular. Ela é produzida pelo corpo e também está disponível como suplemento. Um estudo de maio de 2012 mostrou que altos níveis de COQ10 no sangue está associado a uma  significante redução de riscos de doenças cardíacas.

Assim como para ajudar seu cérebro, o óleo de peixe (especialmente ômega-3), também se mostrou benéfico para o coração.

Um estudo de 2008 declarou que óleo de peixe usado como tratamento terapêutico, pode prevenir e reverter doenças cardíacas e ataques do coração. Outro estudo de dezembro de 2008 mostrou que o uso de óleo de peixe como suplemento reduziu significantemente as mortes relacionadas a doenças cardíacas.

Resveratrol  é um polifenol (plant-chemical – produzido naturalmente por algumas plantas) com fortes efeitos anti-inflamatório e antioxidantes. Consumido largamente na dieta Mediterrânea, o Resveratrol está associado a redução de riscos cardíacos. Extrato de café verde é um componente que diminui a pressão sanguínea. Estudos publicados em Setembro de 2005 e Julho de 2006 mostraram que isto poderia com segurança reduzir a pressão sanguínea em indivíduos com hipertensão moderada.

 SUPORTE  MENTAL-EMOCIONAL (HUMOR)

 Um equilíbrio mental positivo, muitas vezes negligenciado, é um importante aspecto de saúde. Baixo astral, depressão, e outras desordens de humor estão associadas com outras doenças severas como asma e doenças do coração.

Rhodiola rósea é uma erva da Ásia que contêm benefícios redutores de stress e anti- depressivos, nomeando apenas dois. Nos testes do estudo de março de 2008, Rhodiola também mostrou aumento significante na melhora  dos sintomas de distúrbios de ansiedade em geral.

Panax ginseng é outra erva Asiática com uma variedade de benefícios positivos na saúde. Num estudo de março de 2002, os testes mostram um aumento da saúde mental e do funcionamento social. Um estudo de outubro de 2003 declarou que o Ginseng pode melhorar o funcionamento psicológico. Eleutherococcus seticosus (Eleuthro ou Siberium ginseng) tem um efeito similar no suporte do humor como o Panax ginseng. Um estudo de 2004 mostrou que em pacientes idosos, melhorou a saúde mental e funcionamento social.

SUPORTE VISUAL

De um modo geral, a visão diminui com a idade. Tomar medidas preventivas para manter o melhor funcionamento deveria iniciar cedo. Luteína é um suplemento bem pesquisado na área de suporte da visão. Como um componente carotenoide, é similar aos pigmentos antioxidantes encontrados na cenoura. A Luteína pode proteger a retina através de seus efeitos antioxidantes. Ela não é sintetizada pelo organismo, tendo que ser ingerida pela dieta ou como suplemento. Outra vez, o óleo de peixe (ômega-3) aparece como protetor, neste caso dos olhos. Doença dos olhos secos é uma condição vivida por muitos, e o óleo de peixe mostrou benefícios nestes casos, de acordo com estudos publicados de Setembro a Novembro de 2011. Outro de Julho de 2011, mostrou que o consumo de óleo de peixe reduziu significantemente o risco de desenvolver a doença degenerativa macular, associada com o envelhecimento.

 SUPORTE DO SISTEMA DIGESTIVO

Já foi muito falado que saúde começa com uma boa digestão, e manter a digestão funcionando suavemente com enzimas digestivas pode assegurar que o alimento será digerido e assimilado devidamente. As enzimas digestivas desempenham um importante papel de apoio em muitos transtornos digestivos e podem melhorar o processo da digestão.

Spirulina (blue-green algae) e chlorella (alga verde) são super alimentos populares com inúmeros benefícios para a saúde. Num estudo publicado em Dezembro de 2009,  a chlorella demonstrou significante abilidade de proteção do trato intestinal e prevenir a absorção de bactérias e toxinas digestivas.

Spirulina tem efeitos anti cancerigeno, antiviral, antibacteriana, anti-inflamatória e antioxidante. Uma pesquisa de 2011 mostrou em seus estudos que a spirulina foi benéfica num experimento de doença inflamatória do intestino.

Clique aqui para ver a Parte IV deste artigo


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *