Multi Vitaminas – Parte I 11/11/2013

O solo do nosso planeta está ficando tão pobre, que mesmo que você se dedique bastante em ter uma dieta balanceada, orgânica e composta de alimentos densos em nutrientes preparados da maneira correta, temos que nos perguntar se as plantas e animais estão conseguindo retirar do solo os nutrientes necessários para se tornarem nutritivos quando os consumimos. Principalmente se a maioria dos alimentos que você consome está vindo do supermercado. Os alimentos de supermercados são produzidos em grandes quantidades, em fazendas que nunca descansam. Por isso comece a explorar as imediações do lugar onde você mora e busque produtores locais que produzem alimentos com composto orgânico, que aplicam o sistema de rodízio do uso da terra e que é claro, não use pesticidas. Você estará colaborando com a prosperidade da sua comunidade, com a saúde do planeta e a sua (estes 2 sempre andam de mãos dadas). 

Por estas e outras eu também uso suplementos vitamínicos. Aliás, minha salvação em 2012 foi a descoberta do magnésio. Eu fui diagnosticada com síndrome das pernas inquietas pelo Dr Atílio de Curitiba, apesar de eu não ter nenhum dos sintomas que formam o perfil desta síndrome.  Inicialmente busquei ajuda médica porque eu estava tendo apnéia central e as crises estavam se tornando por demais desconfortáveis. Quando questionei o diagnóstico e a medicação que ele me receitou, que também é usada para tratar  mal de Parkinson,  o Dr Atílio simplesmente sumiu e não respondeu mais meus emails ou telefonemas, em vez disso botou a secretária a responder meus emails tão vagos quanto estacionamento da Oktoberfest em Junho.  Bom, o Paul disse que deveríamos pesquisar tudo que podíamos sobre este problema e com a experiência que ele acumulou na década de 90 quando era dono de uma loja de produtos naturais e suplementos alimentares, aprendi muita coisa sobre vitaminas. O magnésio é um relaxante do sistema nervoso e passei a consumir uma colher do magnésio em pó “Calm” diluído em 1 copo de água. O Pó é mais rapidamente absorvido porque não precisa passar pelo processo digestivo total para ir para a circulação sanguínea. Também adicionei Potássio que tem propriedades benéficas ao sistema nervoso. Estes 2 sozinhos já me ajudaram a dormir melhor reduzindo as crises de apneia em pelo menos 70%. Exercícios, acordar com o sol e recolher-se cedo começaram a fazer parte da minha rotina diária bem como algumas práticas extras como yoga, relaxamento e uso de alimentos com propriedades calmantes. 

Em ambos os casos ( Magnésio e Potássio) estudamos os rótulos muito cuidadosamente e não foi surpresa que acabamos comprando o produto mais caro disponínvel. Ainda assim, é muito mais barato que o remédio receitado que me custaria algo em torno de R$380 por mês e que tem mais contra-indicação e efeitos colaterais do que benefícios! Eu hein!? 

Assim como eu não sabia nada sobre suplementos vitamínicos , muito menos que alguns delas podem ser prejudiciais a sua saúde ( céus, onde vamos parar!), eu espero que este artigo traga um pouco de luz sobre o assunto para você contemplar o que você consome quando decidir suplementar sua alimentação

Artigo traduzido da Revista Well Being Journal, Edição Março/Abril 2013, Vol 22 No 2.

FATORES ESSENCIAIS NA QUALIDADE DAS MULTIVITAMINAS

Por Jason Barker, N.D.

 …o velho ditado “você recebe pelo que você paga”, é especialmente verdadeiro no ramo de multivitaminas e suplementos.

…com um pouco de informação, você pode distinguir as diferenças entre baixa e boa qualidade nutricional de suplementos vitamínicos.

 

Minerais multivitamínicos podem ser uma das partes mais importantes do seu regime alimentar.

Um estudo de junho de 2002, sugere que quase todos os adultos americanos tem algum tipo de  deficiência de vitaminas, e que deveria ser complementado com multivitamínico para reforçar a  ingestão diária. E tendo certeza da necessidade de tomar multivitaminas, a qualidade das mesmas é uma preocupação.

Por isso eu digo a meus pacientes que ingerir multivitamínicos é uma forma de investimento de seguro de vida barato, mas apenas aquele que destina-se a preencher as faltas na sua dieta.(Vamos admitir que nenhum de nós se alimenta adequadamente).

No entanto, o velho ditado “você recebe pelo que você paga”, é especialmente verdadeiro no ramo de multivitaminas e suplementos. A regulamentação dos suplementos é negligenciada nos EU, e para criar um polivitamínico os laboratórios precisam apenas incluir alguns minerais e vitaminas básicos na sua formulação.

Como resultado, há uma diferença grande entre preços e qualidade dos polivitamínicos. E você pode estar certo de que se o preço do  produto for muito baixo, assim também será a qualidade dele. Faça a comparação, pegue vários polivitamínicos disponíveis em farmácias e casa especializadas, por exemplo. A grande maioria, se não todos, são excessivamente processados e contém baixa qualidade de ingredientes, aditivos desnecessários , corantes e conservantes.

Sabendo disto, é difícil argumentar que a saúde não vale o ligeiro aumento de custo de uma qualidade de suplemento nutricional. Fazemos um mau negócio a nós mesmos quando renunciamos um suplemento polivitamínico de qualidade por um mais barato e cheio de aditivos desnecessários e ingredientes de má qualidade.

Felizmente, com um pouco de informação, você pode distinguir as diferenças entre baixa e boa qualidade nutricional de suplementos vitamínicos.

VITAMINAS CARAS

Antes de discutirmos o que seu polivitamínico deveria conter, algumas razões comuns que fazem dos suplementos baratos um pouquinho mais que meramente ‘urina cara’.

BINDERS

Binders são ingredientes adicionados que atuam como cola, mantendo as vitaminas unidas. É fato, este produto age tão bem que muitas vitaminas feitas com este produto químico, nem se quebram no seu trato gastrointestinal e são eliminados como ingeridos. Entre as colas mais comuns estão: Croscarmellose, Cellulose e Shelac.

 

ADITIVOS

Aditivos são usados para preencher espaços ou realçar a aparência das vitaminas. Muitas vezes, estes são ingredientes alimentícios que também são agentes alergênicos. Dentre eles estão açúcar, aspartame (agente adoçante sintético), milho, soja e lactose (açúcar do leite).

CORANTES

Corantes são adicionados apenas para deixar as vitaminas mais bonitas, o que é ridículo, pois você não está comprando vitaminas por causa da sua aparência. Infelizmente, os corantes artificiais podem prejudicar nosso DNA e órgãos, e muitas vezes relacionados a distúrbios de comportamento. Alguns dos corantes mais usados que devem chamar sua atenção são: FD&C vermelho 40 Aluminum Lake, FD&V yellow 6 Lake e FD&C yellow 5 Lake (tartrazine).

CONSERVANTES

Conservantes  são algo que você não precisa, e pior, podem ser muito prejudiciais para sua saúde. Por exemplo, alguns dos conservantes mais comuns encontrados nos suplementos, particularmente óleo de palmeira hidrogenada e benzoato de sódio, podem ser gorduras ácidas trans ou ainda ter efeitos tóxicos. Nenhum dos componentes acima, incluídos no seu polivitamínico, vão aumentar sua saúde, pelo contrário, podem prejudicá-la. Procure polivitamínicos ou suplementos livres destes componentes.

…continuação da Parte II

Traduzido do artigo da revista “Well Being Journal” edição Março/Abril 2013.


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
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