Iogurte caseiro – com opção vegana 20/05/2018

This post has already been read 477 times!

Fazer iogurte em casa é mais fácil do que se imagina e tem várias vantagens:

  • é econômico – pelas minhas contas 1 L de iogurte caseiro natural integral custa um terço do valor do mercado.
  • evita poluição reduzindo consumo de potes plásticos no lixo;
  • você sabe o que contém – muitos fabricantes tem permissão de adicionar vários ingredientes sem mencioná-los no rótulo. Se precisam esconder, não quero comer. Além disso você usa o leite que quiser. Procure um produtor local que tenha vacas onde você pode comprar o leite direto do produtor. Fale com o criador sobre o tratamento que a vaca recebe. O ideal é consumir leite de animais que não recebem tratamento de hormônios, antibióticos e que comem pasto verde sem veneno. Só isso! Vacas não foram feitas para comer milho e soja transgênico e quem vai acabar engolindo este veneno é você.
  • customização – você pode criar seus sabores.
  • é muito saudável consumir probióticos!

INGREDIENTES:

1 L de leite de vaca ou de leite de côco

1/3 xícara de iogurte natural com lactobacilos vivos de uma receita anterior ou um pacotinho de fermento para iogurte em pó.

1/2 colher de chá de gelatina em pó sem sabor. ( opcional – eu gosto da consistência firme.)

INSTRUÇÃO:

Aqueça o leite até 93 graus Celsius sobre fogo médio ( eu uso um termômetro culinário, muito útil para aferfeiçoar técnicas precisas. Se você não tem um termômetro, retire o leite do fogo um pouco antes de ferver. Você vai perceber a atividade do vapor ficar intensa). Mexa com colher de pau constantemente para não queimar no fundo.  De acordo com o Centro Nacional de Preservação de Alimentos em Casa, esta etapa de aquecimento é necessária para alterar a estrutura da proteína no leite, de modo que ela se estabeleça como um sólido em vez de se separar.

Esfrie o leite até 45 graus Celsius. Para não ficar esperando muito, eu faço um banho de água fria com gelo. Quando a temperatura for alcançada adicione a gelatina em pó (opcional). Misture bem até dissolver tudo. Acrescente o iogurte ou o fermento em pó. Misture bem. Deixe repousar em temperatura de 42 a 45 graus Celsius por pelo menos 4 horas até 12 horas. Quanto mais tempo, mais azedinho, depende do seu paladar. Manter a temperatura constante pode ser feito de várias maneiras:

  • na iogurteira
  • no desidratador

  • na panela de ferro grossa (esmalatada ou não)  dentro do seu forninho desligado com a luz interna do forno ligada. Se o seu forninho somente acende a luz quando abre a porta, você pode usar vários recursos para manter seu forno morno: aquecer uma assadeira de ferro e coloca-la dentro do forninho, bolsa de água quente, pedras ou um pode de areia aquecida. Se você usar este método, que é o mais simples, esquente o leite dentro desta panela. Ela mantém a temperatura constante por muito tempo. Se você quiser deixar o iogurte fermentando por mais de 4 horas ( eu gosto de 8 horas) você pode tirar o iogurte do forno, esquentar seu forninho por 3 minutos, desligar o forno e colocar o iogurte de volta, só pra dar uma esquentadinha no ambiente. Mas se o seu forno permite ligar a luz, isso deveria ser suficiente.

Se você está fazendo porções individuais, pode colocar uma porção de frutas nos potinhos antes de despejar a mistura morna para fermentar. Eu uso mirtilo, morangos, amoras, baunilha, abacaxi com côco ralado. O que você gostar!

Se você usou a panela você pode agora guardar o iogurte em potinhos e guardar na geladeira. O iogurte puro dura 2 a 3 semanas aqui em casa.

Eu adoro fazer parfait de iogurte: camadas alternadas de iogurte natural, fruta, côco ralado, nozes neutralizadas… hhmmm

Sua imaginação é o limite! Me conte se você faz ou decidiu fazer iogurte em casa. Vou gostar de receber seu recado.

LEMBRE: Guarde 1/3 de xícara para fazer sua próxima receita. Pode acontecer de você precisar comprar mais um pacote de fermento em pó após alguns meses porque o fermento pode ir perdendo a força.

Saúde!

 

 

 

 

 


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.