História da Broto Rico 14/08/2015

…uma história que “brotou” da “riqueza” de uma amizade….

IMG_1326

…entre uma adolescente de 14 anos, uma empresária tentando ser dona de casa de 42 anos e uma bela moça web designer de 25 anos. Nós não temos muito em comum exceto a amizade e o desejo pelo pão mais saudável e delicioso do mundo.

Integral-m

Em 2012 a Briana, na época 13 anos, conseguiu resolver o dilema dos seus problemas de saúde que a levou a um estado anoréxico porque praticamente tudo o que ela comia lhe fazia mal. Extremamente determinada e focada quando se trata de investigar e buscar a solução para um problema ela deve ter passado uns 2 ou 3 meses lendo inúmeros artigos científicos com o auxílio da sua mãe que é médica. Até que o termo “ácido fítico” apareceu na trajetória da pesquisa e junto com ele o  website da Weston Price Foundation. Esta foi a descoberta do pão. Ela que pensava ser alérgica ao glúten, descobriu que era alérgica ao método de preparo do pão em prática hoje em dia. Então lá foi Briana fazer pão à moda antiga, mas para isso ela precisava fazer o fermento. Ela comprou trigo em grãos, um moinho de trigo e durante todo o verão de 2012, que aqui na Florida dura quase de maio a outubro, ela praticou e praticou com trigo e água. A água da torneira não funcionou, porque tinha cloro, água comprada em plástico também não funcionou. Ela acabou colhendo água da chuva e até o orvalho noturno para finalmente, dizer que ela tinha alcançado o ponto do fermento natural borbulhante super ativo. E daí pra frente é só alegria! Pães começaram a aromatizar a cozinha da casa dela e conquistar o paladar da família e amigos e não demorou para ela trazer um vidro com fermento pra mim e fazer pão na minha casa, doutrinando-me sobre tudo o que ela tinha aprendido. Como eu conheço a Briana? Eu fui babá dela quando cheguei nos Estados Unidos há mais de 10 anos e desde então viramos família postiça.

Um ano mais tarde, 2013, a Andressa veio passar um mês aqui em casa. Trabalho e amizade nos uniram, foi ela quem projetou este lindo site e o site da minha empresa. Tínhamos um projeto especial para desenvolver na empresa e ela veio pra cá. Nesta época eu já estava produzindo pão pra vender, porém eu passei a germinar os grãos de trigo antes de moe-los.  Este pão é assim:  bom demais para guardar só pra si e foi presenteando amigos inicialmente que eu passei a ser conhecida pela “mulher do pão” na minha comunidade e isso tormou forma própria e virou um negócio informal. Foi então que comecei a vender pães na cooperativa de alimentos da qual participo e onde trocamos alimentos com outros produtores locais.  A Andressa, conhecedora das coisas boas, logo se interessou pelo pão e a arte da fermentação natural. Ela levou um vidrinho com fermento que não sabíamos se chegaria vivo ao destino, mas deu tudo certo.Fermento-m

Entre altos e baixos, ele se adaptou, se recuperou e prosperou gerando muitos e muitos vidros de fermento e como consequência: muitos pães. E a coisa não foi muito diferente: os amigos que experimentaram começaram a implorar pelo pão semanalmente a ponto da cozinha da casa dela já não comportar mais a produção. Foi assim que surgiu a Broto Rico!

Cesta-de-Paes-m

Hoje operando de uma instalação aprovada pela vigilância sanitária em Timbó, equipada com uma amassadeira, fermentadora e forno profissionais vocês da região de Timbó tem o prazer de desfrutar de um pão verdadeiramente saudável.

Com divulgações em jornais e eventos, a padaria está fazendo sucesso e daqui pra frente ninguém segura!

10559657_849628265104908_3363374387665623203_n

Se você está na região de Timbó ou estiver de passagem e tiver a oportunidade de encomendar um pão, não hesite! 100%Integral, 50% integral, nozes, passas, azeitonas, de cerveja, de bacon, seja qual for, eles são inesquecíveis e são produzidos com muito carinho. Você não vai se arrepender. Encomende aqui! e Saúde!!!

P.S.:  Eu contei pra vocês que a Andressa também é cantora? Então! o que você está esperando? Quantas vezes na vida você vai ter a oportunidade de comer um pão feito por uma cantora. Dizem as bocas pequenas, que ela canta pros pães crescerem e este é o segredo da fofura da massa…Algo que não duvido!

156387_605048979549123_34180688_n

A Briana curou-se de tudo o que a segurava e ela realizou um grande sonho de conquistar as pistas de corrida em revezamento na Flórida.(1a. da direita p/ esq). Dizem as bocas pequenas que o pão é o segredo da velocidade dela e ela sempre tem pão na mochila para comer antes e depois das corridas e obviamente ela já converteu as garotas da equipe ao pão natural.

394285_4119944696013_436549869_n

Bri Bri

Obrigada querida Briana, por tudo que nos ensinou e nossos corações esperançosos aguardam o dia de dar-lhe boas vindas como uma médica que vê saúde com outros olhos.

 


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *