Fertilizante Super Orgânico e Vivo! 17/07/2014

Ok, então chegou a hora!

Num destes domingos à tarde me aventurei nesta nova experiência: Fazer fertilizante líquido orgânico vivo para minha horta.

Para isso enchi um balde de 18L de água filtrada e instalei uma bombinha que se usa em aquários para aerar o líquido, coisa de U$8. Tirei a bandeja de composto maduro (3 meses) do minhocário, que nada mais é do que resíduos da cozinha ( cascas de frutas, verduras, sobras de pães, cascas de ovos enxaguadas) digeridos e expelidos pelas minhocas. Sim, é cocô de minhoca! O composto mais fértil e mais rico em micro organismos do planeta, também conhecido por ouro negro, e quem é ávido jardineiro sabe que vale seu peso em ouro. Mas continuando, eu coloquei o composto dentro de uma meia fina e mergulhei no balde borbulhante. Adicionei meia xícara de melado puro, 1/4 de xícara de alga marinha líquida e 1/4 de xícara de fertilizante líquido de emulsão de peixe. Agora é só deixar esta mistura borbulhando por 20 a 30 horas. O que estamos criando é um ambiente que permita a fermentação e geração de muitos micróbios benéficos que vão gerar um super fertilizante para as plantas. Este fertilizante protege as plantas contra pestes porque as auxilia  a liberarem hormônios que afastam as pragas. Olha que interessante! eu não sabia disso até agora.

Bom, depois de passado este tempo, eu uso 1 parte deste fertilizante com 2 partes de água e rego as plantas. A reação delas tem que ser acompanhada de perto, porque você vai se surpreender.

A reação das plantas após 72 horas da aplicação do fertilizante é incrível. Veja as fotos:

… porque nós apenas somos tão saudáveis quanto é o nosso solo…


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
5 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *