Ferrero Rocher in Natura 29/07/2016

This post has already been read 4043 times!

Muitas guloseimas que estão à venda nos supermercados podem ser transformadas em alimentos nutritivos e saborosos. Aqui vai uma brilhante adaptação do Ferrero Rocher, mundialmente conhecido. Quando você executar esta receita e chegar ao resultado, acredito que, como eu, chegará à conclusão de que o Ferrero Rocher comercial só pode ser feito com ingredientes estranhos e duvidosos para ser estabilizado, suportar o transporte pelo mundo todo e durar meses e meses nas prateleiras dos mercados sem refrigeração. Aqui, meus queridos está a versão in Natura do Ferrero Rocher feito com ingredientes verdadeiramente naturais.

Esta receita foi adaptada da versão publicada no site I Quit Sugar.( IQuitSugar.com foi tirado do ar em 2018).

Ferrero Rocher in Natura

Dica importante: Esta receita requer temperaturas frias, uma cozinha fria e paciência. Mas totalmente vale a pena. Se você achar muito desafiador criar as bolas, pode resfriar a massa em uma forma e cortar em quadradinhos.

Dica útil: Sugiro ter as avelãs tostadas e descascadas prontas para a receita. Eu geralmente faço isso um dia antes.  Cuidado para não queimar as avelãs na hora de tostar. Se elas ficarem amargas, não vão servir para a receita. E cuidado para manter algumas avelãs inteiras. Elas serão o miolo da sua trufa.

A receita abaixo rende 20 trufas.

INGREDIENTES

Para o recheio:

  • separe 1/2 xíc(75gr) das avelãs listadas acima e reserve o restante
  • 2 colh sopa  de óleo de côco virgem (25gr)
  • 1 1/2  colh sopa de açúcar de côco (18gr)
  • 1 colh sopa leite de côco
  • 2 colh chá de cacau em pó puro, cru (14gr)
  • 1 colher chá raspas da vagem de baunilha ou extrato de baunilha.

INSTRUÇÃO

Coloque 2 pratos rasos no freezer e aqueça o forne a 180 graus C. Espalhe as avelãs em  uma forma e leve ao forno por uns 10 min se elas estão geladas, 5 min se estiverem em temp ambiente até que a casca comece a soltar. Retire, deixe resfriar um pouquinho e  descasque-as esfregando-as com uma toalha de papel ou pano. Eu levo meu ventilador portátil pro quintal e chacoalho uma bacia grande com as avelãs pra cima e pra baixo para me livrar das cascas com facilidade. Você também pode soprar se é boa de fôlego.

Coloque os ingredientes selecionados para o recheio no processador até ficar homogêneo . Você quer criar uma pasta gordurosa na textura de massa de modelagem. Coloque a massa sobre um dos pratos que estão no freezer e deixe repousar no freezer por 30 min enquanto você pode limpar as louças e dar uma organizada nos próximos passos.

Separe 20 avelãs inteiras que serão o miolo da trufa e processe o resto das avelãs até ficar picadinho. Reserve em um pote.

Passados os 30 min eu separo a massa em montinhos de 7gr.

Abra cada porção de massa e acomode 1 avelã no centro embrulhando-a com a massa. Este trabalho tem que ser rápido para que a massa não derreta muito em suas mãos. Eu resfrio as mãos em uma bacia com água e gelo e seco as mãos antes de tocar na massa.

Coloque as bolas sobre uma travessa gelada e logo no freezer por uns 10 min para firmarem bem enquanto você…

Terá tempo para preparar seu banho maria e derreter o chocolate que será usado como cobertura.

Eu estou usando o Nugali que é o único chocolate Brasileiro que conheço que não tem soja produzido em Pomerode, SC. Sempre que vou ao Brasil eu trago uns 4 ou 5 kg na mala.

Agora você vai ter o prazer de banhar as bolas super frias no chocolate derretido e salpicar com as avelãs picadas. Devolva imediatamente para o freezer por 2 hr para ficar bem firme.

Se este processo parecer complexo, vc pode espalhar a massa em uma forma forrada com papel manteiga, inserir avelãs inteiras, resfriar, cobrir com o chocolate derretido, salpicar com as avelãs picadas e deixar repousar na geladeira por 2 hr. Depois pode cortar em quadrinhos.

De qualquer maneira, em forma de bola, em forma de quadrinhos, é uma delícia!

Avelã é tudo de bom!

Antes

Potinhos decorados recheados com estas trufas são ótima opção de presente de natal sustentável na era do descartável. Um alimento saudável em um container reutilizável.


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.