Bolo de cenoura sem trigo 06/07/2018

This post has already been read 427 times!

Fazer bolo sem trigo era inconcebível pra mim até 2013. Nem sabia que era possível!  Bolo sempre foi uma mistura de trigo com mais ingredientes e desde que comecei a estudar mais sobre saúde e sobre como funciona o sistema digestivo aprendi que bolo pode ser feito sem trigo para pessoas que por diversas razões queiram evitar o glútem.

Atualmente as pessoas estão com os sistema digestivo debilitado devido à toxicidade do ambiente, dos alimentos processados e falta de alimentos naturalmente fermentados ( os probióticos) e de alimentos naturais (vegetais e frutas cruas, gorduras e proteínas de boa qualidade). Com este quadro agravante, consumir alimentos fáceis de digerir é uma ótima ajuda para o seu organismo. O trigo é consumido pelos humanos há milhares de anos, mas não da maneira que ele é produzido e processado nos últimos 50 anos, por isso tanta gente está desenvolvendo a intolerância à proteína do trigo – o glútem.

Além do trigo estar envenenado pelos agrotóxicos da lavoura ele é submetido à processos de refinamento duvidosos que removem a parte nutritiva e necessária para a digestão do glútem com fins de prolongar o tempo de estocagem. Juntando isso ao estado debilitado do sistema digestivo de 85% da população, muitas pessoas descobriram que viver sem trigo faz bem. De repente elas se sentem melhores, mais leves, menos dor de cabeça, mais energia, etc.

A médica Russa Dra Natasha McBride explica em seu livro “Gut and Psychology Syndrome” ( a síndrome do intestino e psicologia) como a digestão do trigo no intestino de pessoas com flora bacteriana fraca ou ruim pode causar reações químicas que afetam o cérebro e causam efeitos similares aos causados por opioides. Falta de foco e atenção são rompantes entre as crianças atualmente. Eliminar o trigo processado pode ser uma das inúmeras providências a serem tomadas para reverter esta síndrome nas crianças e também adultos.

Este bolo vem da coleção de receitas recomendadas dentro do programa GAPS (Gut and Psychology Syndrom) e diga se de passagem, não cai nada baixo no ranking de bolos Gourmets que já experimentamos. Ele é super denso (como tudo da linha GAPS)! Por isso guardo ele fatiado no freezer pois leva dias para consumir um bolo destes inteiro em 2 pessoas. Esta receita é do livro “Heal Your Gut Cookbook” de Hilary Boynton e Mary Brackett.

INGREDIENTES:

10 ovos de galinha caipira ( tente encontrar um produtor local,apoie o pequeno agricultor e converse sobre como as galinhas são criadas e o que comem)

1 xícara de cenoura ralada ( tente consumir orgânica ou quem sabe encontrar alguém que produza localmente, orgânicos de qualidade)

1/2 xícara de passas

2 xícaras de manteiga de côco aquecida em banho maria para amolecer

1/4 xícara de mel

1/2 xícara de farinha de côco

1 colher de chá de sal

1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de sopa de canela em pó

INSTRUÇÃO

Aqueça o forno em 150 graus C e unte uma forma de pão.  Em uma bacia grande misture a manteiga de côco com o mel. Depois adicione os outros ingredientes deixando os ovos por último. Derrame na forma e asse por 50 min. Deixe esfriar completamente antes de desenformar. Eu prefiro comer este bolo gelado e no dia seguinte.  E se você quiser incrementar mais ainda, você pode fazer uma cobertura nota 10 = Delícia probiótica!

INGREDIENTES:

1 xícara de iogurte natural integral drenado. Veja receita de iogurte caseiro aqui. Para drenar o iogurte, coloque uma peneira média forrada com uma toalhinha de louça sobre um bacia pequena e coloque meio litro de iogurte na peneira para drenar. Cubra e deixe repousando na geladeira por 12hrs. O soro você pode guardar para outras aplicações.

1 colher sopa de mel

1 colher de chá de extrato de baunilha ou raspas de uma vagem de baunilha.

INSTRUÇÃO:

Bater com a betedeira de mão até ficar fofinho. Isso é coisa de 2 min.

Pronto!!!

Vai tentar?

Me conta, viu! quero saber! Muito bom!!! Saúde e bom proveito!

 


Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.