Aveia … saudável ? hmm … depende! 28/11/2014

“…este não é um alimento saudável, não!”

“…eu abandonei o uso das aveias processadas.”

“O objetivo deste artigo é convencer você a nunca mais consumir aveia em flocos industrializada.”

Um dos cereais que me acompanhou pelos últimos 25 anos foi a aveia instantânea Quaker. Adorava comer aveia em cima de banana amassada, como mingau e em batidas com leite e frutas.

Bom, isso é coisa do passado. Como disse a Maya Angelou: “When you know better, you do better!”  Para minha grande surpresa este não é um alimento saudável, não! Depois do que aprendi sobre ácido fítico, sobre o processo de extrusão de cereais e “pré-cozimento”, sobre processamento da aveia e as verdades nutricionais deste grão tão popular, eu abandonei o uso das aveias processadas. A aveia instantânea foi submetida a altíssimas temperaturas e extrusão ( um processo no qual o cereal é submetido à alta pressão) na fábrica e isso causa a desestruturação da proteína do grão. Quando ingerimos este “produto final” nosso DNA não reconhece mais aquilo como a aveia que nasceu no campo. Então, ficou óbvio pra mim que a solução era voltar a comer o grão como ele era antes de chegar na fábrica.

O objetivo deste artigo é convencer você a nunca mais consumir aveia em flocos industrializada. A aveia em flocos engorda porque o seu sistema digestivo tem dificuldade em se livrar dela. Ela vai ser eliminada às custas de muito exercício digestivo e utilizando a ajuda de mineirais como fósforo, cálcio, magnésio e possivelmente outros que não me recordo. Você não quer usar estes preciosos minerais para esta função, quer ?

Hoje eu compro o grão orgânico quebrado ou inteiro. Encontrei no mercado onde tem pra vender grãos a granel. Isso já ajuda a reduzir o lixo porque eu levo meu próprio pacote. Só aí eu já resolvi 2 problemas!

Lembrando que todos os grãos devem ser neutralizado para eliminar o ácido fítico, eu deixo os grãos de molho em água com 2 colheres de soro de leite, ou iogurte natural, ou 1 colher de limão, ou kombucha, ou se nada disse estiver disponível: vinagre ativo. Estes itens são chamados de ativadores e maximizam o resultado que estou querendo obter: uma aveia neutralizada e fácil de digerir.

Depois de ficar de molho, eu cozinho a aveia em fogo baixinho por 45 min mexendo a cada 10 min pelo menos, adicionando água, manteiga (carboidrato precisa de gordura para ser digerido), extrato de baunilha caseiro, um pedacinho de rapadura (o açúcar menos processado possível que ainda tem um teor nutricional como ferro e outros minerais).Bem no finalzinho, eu adiciono um pouco de leite de vaca, ou leite de coco.

Abaixo estou mostrando a aveia que estou cozinhando hoje: com leite de côco previamente congelado em cubinhos para facilitar o uso, rapadura, extrato de baunilha que eu mesma produzi. A aveia estava de molho em soro de leite e água por um pouco mais de 24 horas.Oatmeal

E… ficou assim: nada menos que ma-ra-vi-lho-sa!!!!!

Oatmeal soaked Aug 14 (3)

Você pode usar sua criatividade e usar coco ralado, frutas secas.. etc. Esta aveia depois de cozida pode ser congelada em porções individuais, que é o que eu faço para não ter que cozinhar aveia por 45 min muitas vezes por mês. Aliás, eu geralmente faço o suficiente para mais de 1 mês! Ela pode ser servida fria ou quentinha. Na hora de requentar, é necessário acrescentar mais um pouco de líquido: água, água de coco, leite de amêndoa, leite de vaca, leite de coco.. use sua imaginação e crie a combinação que mais lhe agrada!  Ah, uma observação: seria excelente que o leite de vaca fosse de animais tratados em pasto, sem hormônios e antibióticos!

Aveia servida com amêndoas neutralizadas e côco ralado.Oatmeal soaked Aug 14 (2)

E agora sim, você estará se alimentando de uma aveia saudável que está pronta para ser absorvida pelo seu organismo. Aveia tem cálcio, tem potássio, fibra e proteína por isso sacia muito. Uma pequena porção desta aveia cozida no desjejum e você provavelmente não vai precisar beliscar até o almoço.

Bom proveito!

Summary
Article Name
Aveia … saudável ? hmm … depende!
Description
Aveia é saudável? Depende. Aprenda o jeito correto de preparar e consumir o grão.
Author

Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *