Aveia … saudável ? hmm … depende! 28/11/2014

This post has already been read 14482 times!

“…eu abandonei o uso das aveias processadas.”

Um dos cereais que me acompanhou pelos últimos 25 anos foi a aveia instantânea Quaker. Adorava comer aveia em cima de banana amassada, como mingau e em batidas com leite e frutas.

Bom, isso é coisa do passado. Como dizia a Maya Angelou: “When you know better, you do better!”  Para minha grande surpresa este não é um alimento saudável! Depois do que aprendi sobre ácido fítico, sobre o processo de extrusão de cereais e “pré-cozimento”, sobre processamento da aveia e as verdades nutricionais deste grão tão popular, eu abandonei o uso das aveias processadas. A aveia instantânea foi submetida a altíssimas temperaturas e extrusão ( um processo no qual o cereal é submetido à alta pressão) na fábrica e isso causa a desestruturação da proteína do grão. Quando ingerimos este “produto final” nosso DNA não reconhece mais aquilo como a aveia que nasceu no campo. Então, ficou óbvio pra mim que a solução era voltar a comer o grão como ele era antes de chegar na fábrica.

A aveia em flocos industrializada pode engordar porque o seu sistema digestivo tem dificuldade em se livrar dela. Ela vai ser eliminada às custas de muito exercício digestivo e utilizando a ajuda de mineirais como fósforo, cálcio, magnésio e possivelmente outros. Você não quer usar estes preciosos minerais para esta função, quer ?

A opção é usar o grão orgânico quebrado ou inteiro. Encontrei no mercado onde tem pra vender grãos a granel. Isso já ajuda a reduzir o lixo das embalagens. Só aí eu já resolvi 2 problemas!

Lembrando que todos os grãos devem ser neutralizado para eliminar o ácido fítico, eu deixo os grãos de molho em água com 2 colheres de soro de leite, ou iogurte natural, ou 1 colher de limão, ou kombucha, ou se nada disse estiver disponível: vinagre ativo. Estes itens são chamados de ativadores e maximizam o resultado que estou querendo obter: uma aveia neutralizada e fácil de digerir.

Depois de ficar de molho por 8 a 12 horas, eu cozinho a aveia em fogo baixinho por 45 min mexendo a cada 10 min pelo menos, adicionando mais água, manteiga (carboidrato precisa de gordura para ser digerido), ou óleo de côco, extrato de baunilha caseiro, um pedacinho de rapadura (o açúcar menos processado possível que ainda tem um teor nutricional como ferro e outros minerais).Bem no finalzinho, eu adiciono um pouco de leite de vaca, ou leite de côco.

Abaixo estou mostrando a aveia que estou cozinhando hoje: com leite de côco previamente congelado em cubinhos para facilitar o uso, rapadura, extrato de baunilha que eu mesma produzi. A aveia estava de molho em soro de leite e água por um pouco mais de 24 horas.Oatmeal

E… ficou assim: nada menos que ma-ra-vi-lho-sa!!!!!

Oatmeal soaked Aug 14 (3)

Você pode usar sua criatividade e usar coco ralado, frutas secas.. etc. Esta aveia depois de cozida pode ser congelada em porções individuais, que é o que eu faço para não ter que cozinhar aveia por 45 min muitas vezes por mês. Aliás, eu geralmente faço o suficiente para mais de 1 mês! Ela pode ser servida fria ou quentinha. Na hora de requentar, é necessário acrescentar mais um pouco de líquido: água, água de coco, leite de amêndoa, leite de vaca, leite de coco.. use sua imaginação e crie a combinação que mais lhe agrada!  Se você tem acesso  ao leite de vaca de animais tratados em pasto, sem hormônios e antibióticos, então você é privilegiado porque fica muito gostoso adicionar um leitinho cru puro na hora de comer!

Aveia servida com amêndoas neutralizadas e côco ralado.Oatmeal soaked Aug 14 (2)

E agora sim, você estará se alimentando de uma aveia saudável que está pronta para ser absorvida pelo seu organismo. Aveia tem cálcio, tem potássio, fibra e proteína por isso sacia muito. Uma pequena porção desta aveia cozida no desjejum e você provavelmente não vai precisar beliscar até o almoço.

Bom proveito!

Se você gostou, compartilhe, se você provou a receita, comente! Adoro receber seus comentários.

Summary
Aveia ... saudável ? hmm ... depende!
Article Name
Aveia … saudável ? hmm … depende!
Description
Aveia é saudável? Depende. Aprenda o jeito correto de preparar e consumir o grão.
Author

Meu nome é Cristine e este blog é para você. Ele também representa um novo começo para mim.

Sou apaixonada por saúde, moro na Florida, USA e administro nossa empresa de exportação.
3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.